domingo, 6 de março de 2011

Livro de Receitas

Durante minha vida vi minha mãe refazer seu caderno de receitas algumas vezes. Os motivos eram sempre os mesmos:
Ao cozinhar caia algum ingrediente nas folhas que ficavam manchadas;
A quantidade de folhas que ela havia deixado para os diversos tipos de comida (bolo, tortas, etc.) havia acabado;
O caderno já tinha tempo e as receitas passavam a ser anotadas de maneira aleatória, sem respeitar os temas (ex: doce de amendoim, abacaxi, pêssego, etc.).
Cansada de ver o trabalho  que ela tinha durar tão pouco  tempo organizado como ela gostaria me fez pensar numa maneira mais eficiente de dar a ela  um caderno de receitas  em ordem, definitivamente.
Confesso que tive um pouco de trabalho pois, foi preciso digitar todas as receitas que ela acumulou durante a vida. Mas para quem não tem apego as receitas e vive procurando novidades na internet será bem fácil executar o projeto.

Material necessário

Uma pasta tipo fichário (Eu comprei uma pasta cuja capa tem uma sobrecapa de plástico transparente e uma abertura na parte superior).
Plástico com furo para pasta
Papel sulfite
 Computador
 Impressora
Feltro
Linha  
Agulha
Tesoura

Passo a Passo

Tire as medidas da capa da pasta e corte o feltro. A minha pasta tem abertura na frente, atrás e na lateral, então tirei a medida das três partes e cortei o feltro.
No computador, escrevi RECEITAS,  escolhi uma letra que não tivesse muitas curvas para facilitar na hora de casear. Imprimi, recortei e usei de molde para cortar as letras num feltro de cor diferente da capa.
Também na net encontrei moldes de doces. Imprimi e usei como molde para cortar o feltro. Já faz um tempo que fiz o livro de receitas e na época não tinha o hábito de anotar de onde tirava as idéias. Vou tentar achar o site/blog e passo para vocês depois.
Caseei as capas, as letras e as peças do sorvete. Juntei as partes com cola quente e com a ajuda de uma régua e uma serrinha coloquei a capa de feltro entre a capa e o plástico do fichário.
Imprimi as receitas, coloquei no plástico próprio para pasta e coloquei no fichário. Para dividir os temas usei divisórias de plástico de fichário colorida.
O resultado me agradou muito já que posso alterar a ordem das receitas sempre que necessário para que fiquem agrupadas por tipo e sabor (ex. todos os bolos de chocolate, todos os bolos de nozes, etc.). A queda de ingredientes no caderno que vira e mexe ocorre já não representa uma dor de cabeça pois o papel esta protegido pelo plástico e para limpar basta usar um pano.
Quando uma pasta não for mais suficiente para todas as receitas basta fazer outra pasta e colocar os doces e salgados em pastas separadas sem que seja necessário refazer as receitas.
Não tenho as fotos do passo a passo apenas do resultado final.

~







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário